Governo espera arrecadar até R$ 90 bilhões com mudança em tributação de empresas

De acordo com a reportagem publicada pelo Gazeta do Povo, o governo almeja obter um montante de até R$ 90 bilhões por meio de mudanças na tributação de empresas. Para aumentar as receitas da União ainda em 2023, uma das medidas planejadas pelo governo é a elaboração de uma medida provisória (MP) que irá incluir subvenções de custeio na base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Subvenções são auxílios econômicos concedidos por estados por meio de benefícios fiscais, via ICMS, com a finalidade de custear parcialmente atividade de interesse público exercida por empresa privada.

Conforme a Lei 12.973/2014, essas desonerações não entram no cálculo do lucro real e, portanto, não estão sujeitas à incidência de IRPJ e CSLL. Como contrapartida, o incentivo deveria ser revertido em investimentos, ou seja, na expansão do negócio, abertura de postos de trabalho ou criação de nova atividade econômica, por exemplo.

Fonte: Gazeta do Povo

Confira mais menções ao IBPT:

Pro Form Informática, Portal G1, UOL, Diário do Comércio, Hoje em Dia, AAPBB

Pazzoto, Pisciotta & Belo, Migalhas

Sobre o IBPT

Os estudos do IBPT são referências no mercado e visam identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. Realizamos pesquisas corporativas e de setores específicos para reduzir o peso dos tributos por meio de uma gestão tributária eficiente.

Posts Recentes

Siga-nos

No Youtube

Fique por dentro do IBPT

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades.




    yes

    Enviar uma mensagem
    Posso ajudar?
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?